Além da Razão
A razão, com sua lógica impecável, é celebrada como o grande farol da humanidade. E, de fato, ela é uma ferramenta grandiosa: com ela construímos pontes, entendemos o cosmos, deciframos a linguagem da matéria. Mas há um ponto cego na razão. Um limite que ela não pode atravessar. E é nesse ponto que começamos a descobrir o que significa realmente ser humano.
No filme Gênio Indomável, o psicólogo Sean confronta o jovem gênio Will com uma das falas mais impactantes do cinema contemporâneo (Link - https://www.youtube.com/watch?v=LowuyZ3_B84) :
"Se eu lhe perguntar sobre arte, você vai ter um conhecimento superficial que leu em livros. Michelangelo, sabe tudo sobre ele — ótimo trabalho, muita inspiração, muita esperança, orientação sexual e tudo mais, certo? Aposto que não sabe o cheiro que tem a Capela Sistina. Na verdade, nunca esteve lá, olhando para aquele teto maravilhoso... olhando. Se eu perguntasse sobre mulheres, você enumeraria aquelas que lhes prestaram favores pessoais. Pode até ter transado algumas vezes, mas não sabe dizer qual é a sensação de acordar ao lado de uma mulher e sentir-se realmente feliz. Você é um durão! Se eu lhe perguntar sobre Shakespeare você provavelmente vai me passar a experiência que teve com amigos. Você nunca passou por nada. Nunca teve um amigo com a cabeça em seu ombro, respirando com dificuldade, precisando de ajuda, perdendo a saúde. Se eu lhe perguntar sobre amor, eu imagino o que vai dizer. Mas você nunca teve uma mulher toda vulnerável nos braços, com quem você pudesse se comunicar só com os olhos, como se fosse um anjo colocado na terra só pra você, lutando com o que lhe sobrava de saúde, achando que você poderia ser o anjo dela, achando que você poderia estar ao lado dela para sempre, suportando tudo, até o câncer. Você não sabe o que é ficar sentado em um hospital durante dois meses segurando a mão dela, e o médico podendo ver em seus olhos que o horário de visita não fazia sentido pra você. Você não sabe o que é a perda, porque ela só ocorre quando você ama alguém mais do que você mesmo. Duvido que você tenha amado seu pai ou alguém tanto assim. Eu olho pra você, e não vejo um homem inteligente, confiante. Eu vejo um garoto metido, briguento e assustado. Mas você é um gênio, Will, Ninguém pode negar isso. Ninguém pode avaliar o quanto você é profundo. Mas você presume que sabe tudo a meu respeito só porque viu meu quadro, e resolveu acabar com a minha vida. Você não sabe nada, não é? Acha que eu tenho condições de saber como foi a sua vida, como você se sente, quem você é, só porque eu li Oliver Twist (Romance de Cherles Dickens)? Isso diz respeito a você? Pois olha, eu não dou a mínima pra nada disso, quer saber por que? Eu não posso saber nada sobre você só lendo alguma porcaria de livro. A menos que queira me falar sobre você. Quem você é. E eu estou facinado. Pode se abrir. Mas não quer fazer isso, não é chefe? Está aterrorizado. O que poderia dizer? "
Essa fala não é sobre arte — é sobre experiência vivida. É sobre o que a razão não alcança.
Você pode estudar a dor, medir sua intensidade, descrevê-la neurologicamente. Mas isso não te ensina o que é perder um filho.
Você pode entender a biologia do amor, os neurotransmissores envolvidos, os padrões de apego. Mas isso não explica o que faz alguém esperar anos por uma reaproximação que talvez nunca chegue.
Pode conhecer todas as doutrinas sobre o sentido da vida — e mesmo assim acordar num domingo vazio, sem saber por que continuar.
Você pode saber tudo sobre rituais de luto — mas não entender por que alguém conversa com a lápide de quem partiu, pedindo conselhos entre lágrimas.
Pode estudar ética durante anos — mas não saber o que fazer quando alguém que você ama comete um erro imperdoável.
Pode compreender perfeitamente a lógica do tempo — e ainda assim não aceitar o envelhecer do próprio rosto diante do espelho.
Pode dominar teorias sobre perdão — mas não conseguir perdoar o outro ou a si mesmo.
Pode saber tudo sobre memória — mas não compreender por que uma música comum faz alguém chorar, ao lembrar de um instante perdido no tempo.
Pode explicar com precisão o que é depressão — mas não saber como ajudar alguém que está afundando lentamente dentro de si.
Pode entender a psicanálise, o inconsciente, o ego e o superego — mas nunca ter experimentado o colapso silencioso de quem sente que não pertence a lugar nenhum.
A razão não domina tudo.
Ela falha diante da morte. Diante do perdão. Diante do amor que resiste ao tempo. Diante da beleza que nos cala, do arrepio que sentimos ao ouvir uma canção que nos atravessa. Se embaraça quando tenta explicar a fé de quem sofre e ainda acredita. Ela se cala diante do nascimento de um filho, de uma despedida sem retorno, de um gesto de compaixão entre desconhecidos.
É por isso que precisamos ir além do saber racional. Não para negá-lo — mas para colocá-lo em seu lugar.
A razão é a estrutura do pensamento, como os ossos são a estrutura do corpo. Ela sustenta, dá forma, permite que ideias caminhem de modo articulado. Mas, assim como o homem não vive apenas para nutrir seus ossos, também não pode alimentar apenas a razão. Somos feitos de músculos emocionais que nos impulsionam, de sangue afetivo que nos aquece, de pele que percebe o mundo ao toque e de sentidos que nos conectam ao que está além do visível. E, entre tudo isso, há a imaginação — o sopro criativo que colore a rigidez da lógica, que dá movimento ao pensamento como os ventos que agitam as folhas de uma árvore. A imaginação expande os limites da razão, permite sonhar o que a lógica ainda não alcança e sentir o que os argumentos não explicam. Fortalecer apenas a estrutura é construir um corpo rígido, incapaz de dançar, de abraçar, de sonhar.
Reconhecer-se humano é aceitar que a razão, embora poderosa, é apenas uma das lentes pelas quais percebemos o mundo. Somos feitos também de história, de memória, de sentidos, de vivências culturais que moldam profundamente o modo como compreendemos o outro. O ser humano que se limita à racionalidade corre o risco de tornar-se cego às sutilezas do que é viver em sociedade.
Lembro-me de um caso nos Estados Unidos em que uma americana chamou a polícia porque sentia um cheiro estranho vindo do apartamento de um vizinho brasileiro — era apenas alho fritando no óleo. Talvez ela já tivesse lido sobre alho, talvez conhecesse suas propriedades medicinais ou sua importância na culinária de outros povos. Talvez o odor desconhecido do alho lhe assemelhasse com algum vazamento de gás e legitimamente procurou ajuda. Mas aquele cheiro, por não fazer parte de sua experiência, lhe causou estranhamento — e, temendo o que não compreendia, reagiu com hostilidade. Esse fato demonstra como o desconhecimento sensorial, afetivo e cultural pode gerar medo, preconceito e ruptura. Por isso, tornar-se verdadeiramente humano exige mais do que conhecer conceitos — exige abrir os sentidos, refinar a escuta, sentir o outro, acolher a diferença e perceber que só é possível compreender o mundo se nos dispusermos a vivê-lo com todos os instrumentos que a existência nos deu — e não apenas com a razão.
Paradoxalmente, é justamente aperfeiçoando essas outras formas de percepção — a empatia, a escuta, a imaginação, a sensibilidade etc — que também aprimoramos a razão, tornando-a mais lúcida, mais ética, mais humana. Afinal, se pensarmos bem, razão não é apenas a aptidão de sistematizar logicamente, mas também sentir com inteligência.

Meu caro, seu texto foi incrível. Digno da etimologia da palavra (lat. textum/textu, part. pas. de texere = tecer). Está muito bem tecido (composto), de forma que valoriza grandemente a idéia comunicada. Em verdade, é priciplmente por causa da idéia contida é que posso adjetivá-lo assim. Ele reflete a própria tese defendida, um equilíbrio entre uma argumentação extremamente racional, bela, honesta, bem colocada e que reflete sensibilidade ao tema.
Não conheço você mas suas palavras me atingiram, não como confirmação de uma idéia pré-concebida, mas como uma luz sobre os detalhes do problema, esclarecendo a robustez formal de minha intuição, aguçando a memória e a percepção. Então, por mais que disserte sobre algo que eu já havia percebido e já havia transformado a minha vida, sou imensamente grato por essa elucidação. Honestidade, beleza, sensibilidade humana e profundidade temática são os indícios textuais mais certos de um escritor capaz de alta literatura. A racionalidade somada ao conjunto e temos algo perene. Você, caso goste, é muito bem capaz de produzir literatura perene.
Dito isso, o que achei que faltou para que o texto ficasse perfeito foi aprimorar o exemplo do alho. A atitude da americana, pelo que está escrito, pode ser vista como uma forma de se preocupar com um vazamento de gás ou substância perigosa, e a reação não poderia ser interpretada exatamente como hostil, já que seria uma preocupação muito bem intencionada. Deu pra entender o ponto, mas com esse ruído.
Um comentário extra. É exatamete o estado de hostilidade descrito a realidade da vida intelectual brasileira no geral. Esse comportamento ainda é o mais comum no Brasil, de se reagir com hostilidade a um tema apenas porque não é conhecido a si. Os brasileiros, genéricos ou intelectuais, têm um péssimo vício de se fechar ao desconhecido e de competirem por quem chegou primeiro com mais ímpeto do que dispõem para a reflexão e para a percepção das idéias.