top of page

Ágora

Público·2398 membros

Um problema de estilo

Salve, meus caros! Gostaria de expor aqui uma dificuldade que muitos estudantes de filosofia enfrentam e que devemos nos esforçar para combater. Esse é o problema do estilo, ou a forma com a qual nós nos expressamos.

É muito importante sermos claros e precisos no que dizemos. Durante a história da filosofia, muitos filósofos se preocuparam com a exatidão dos termos, como Kant, os Analíticos e os Racionalistas em geral.

No entanto, temos sempre o outro lado da moeda. Schoppenhauer criticava bastante o estilo de Hegel, que achava terrível. A influência dos gnósticos neste filósofo é notória: ele não sabia escrever para não iniciados.

Então eu diria que temos dois estilos extremos e ruins: o pedante e o confuso.

Precisamos nos esforçar para sermos claros, sem exigirmos demais da linguagem. Não queremos ser chatos sem necessidade. Falo aqui daqueles que embelezam seus textos com palavras fora da língua comum. Em resumo, são arcaicos sem conteúdo.

De outra forma, não podemos ser tão poéticos a ponto de não entenderem o que dizemos. Platão era um poeta-filósofo e sabia utilizar bem a imprecisão dos diálogos para fazer filosofia. Aprendamos com ele!

Todo estudante é um escritor e, como tal, deve aperfeiçoar o seu estilo. Lembremos que tudo o que falamos é uma expressão da nossa alma. Se nos comunicamos mal, é sinal de que nossa alma é confusa.

Portanto nos esforcemos para preservar nossa saúde interior, de forma que possamos expressá-la no exterior. Não sejamos chatos pedantes, nem bestas. A filosofia pede o melhor de nós.

372 visualizações

Exatamente, meu caro! Concordo com você!

Inclusive, é academicamente recomendável que, ao elaborar sentenças, as escrevamos de forma objetiva e direta.

Não há nada pior do que o chamado "parágrafo quilométrico", em que o autor escreve sem pausas, em um único fôlego, varias linhas para apresentar algum argumento. Isso acaba por comprometer o entendimento, a concentração e o prazer da leitura.

Abraços!

bottom of page