top of page

Ágora

Público·2257 membros

Experiência Escolar x Experiência de Vida

Durante meus anos escolares (ensino fundamental e médio) nunca tive um interesse real por filosofia, pois achava muito chato a forma como os professores passavam a matéria, escreviam no quadro sobre o que tal filósofo falava mas não adentravam afundo sobre quem era esse filósofo e sua história de vida, só "cuspiram" o assunto no quadro. Isso me afastava, criei um pré-conceito contra matérias como filosofia e sociologia pois via sempre como "coisa de doido", ter que "pensar sobre o que vai pensar" kkkk, mas com o passar dos anos, hoje vejo como é importante conhecermos filosofia e o quanto ela é responsável por mudanças cruciais na nossa sociedade. Eu como Católico hoje entendo como a Igreja reconstruiu a civilização ocidental pós-queda do Império Romano. Investimento no Ensino Religioso + Filosófico foi fundamental para isso. Ainda hoje não sou um cara de muita leitura, espero conseguir mudar isso um dia, mas assinei o Clube de Filosofia e aguardo minhas obras de Confissões e Gênio do Cristianismo, além de já ter O Príncipe de Maquiavel. Espero um dia chegar no nível de conseguir ler uma obra dessa e entender o que aquele filósofo quis dizer.

251 visualizações
Jael Roque
21 de ago. de 2025

simmmm, parece que à medida que os anos nos trazem experiência, passamos a valorizar coisas que antes não valorizávamos, e leitura e questões mais profundas, como as filosóficas e sociológicas, entram aí.

penso que talvez essa seja uma problemática mútua. de um lado, temos alunos adolescentes que, geralmente, não veem importância nesses temas mais "pensantes", assumindo um comportamento de desimplicação com a questão (desimplicação essa também muito forjada pela cultura que não quer que pensemos). e, de outro, temos professores que entendem a relevância desse tema, mas, mediante desinteresse de outra parte, talvez se sintam desmotivados a ensinar e, consequentemente, a procurar maneiras mais atrativas e personalizadas para esse público.

é um trabalho sócio-cultural necessário, mas também contracorrente, resgatar ou até mesmo fazer aflorar o desejo pela leitura e pelo pensar em qualquer idade...

bottom of page