Faculdade de direito e O Príncipe, de Maquiavel
Boa tarde!
Vou começar a faculdade de direito em janeiro, devo ler O Príncipe, de Nicolau Maquiavel? Se sim, qual tipo de leitura vocês me recomendam para entender o livro? Leitura Grifada, fazendo anotações, Apenas lendo, ou algum outro método?
Também estou aberto a dicas relacionadas leitura de filósofos normalmente abordados na faculdade e etc…
Desde já agradeço!
409 visualizações

Bem vindo ao direito, futuro colega!!!
A leitura filosófica auxilia muitíssimo na compreensão ampla do direito, algo que tem sido muito negligenciado em boa parte das formações oferecidas atualmente.
Embora constantemente esquecido, o direito é uma ciência política. O estudo da área como tal te fará um aluno ainda mais crítico e capaz de alcançar conceitos complexos.
O príncipe é uma obra ótima, ensina muito sobre Estado e Política. Ter em mente o momento em que foi escrito, por quem e para quem elucida desdobramentos históricos.
Outro italiano brilhante é Cesare Beccaria. dos delitos e das penas é também um livro curto mas denso em ensinamentos. Julgo ser ainda mais pertinente a um novo estudante do ramo jurídico.
Depois do beccaria eu recomendaria vigiar e punir do foucault. Uma leitura ligeiramente mais longa mas também mais divertida.
A ciência jurídica, política e criação do Estado também encontram muitas respostas em leviatã, do hobbes. Sei que já foi publicado aqui no clube, inclusive pretendo adquirir em breve.
Boa leitura e bons estudos!
Um abraço