top of page

Discussões Isagoge

Público·492 membros

Diferenças inseparáveis

Achei que poderia ser interessante comentar sobre este trecho, onde Porfírio, a título de exemplo, classifica como diferenças inseparáveis certos aspectos biológicos, como o formato do nariz.

Hoje, sabemos que é possível alterar esteticamente vários pontos do corpo, até torná-lo quase irreconhecível. Claro que, apesar das alterações, nossas informações biológicas permanecem as mesmas, independentes destes procedimentos estéticos.

Mas me pergunto se futuramente será possível alterar mesmo essas informações genéticas, tornando o que antes era inseparável, uma diferença de estado, tal qual estar sentado e levantar-se. Será então, ter nariz achatado e passar a ter nariz fino.

É interessante pensar sobre o quanto o ser humano se tornou capaz de alterar a realidade, e como vamos lidar com os conceitos para que eles não se destruam por completo.

Hoje, nossa aparência ainda nos torna individuais por nascença, será que futuramente ela será meramente uma "skin", como em um jogo em que você personaliza todo o seu ser?

Como lidaremos com um mundo de escolhas quase infinitas?

Obviamente é perceptível que esse é meu primeiro contato "sério" com a filosofia, e sendo um livro antigo e de caráter introdutório, ele não necessariamente dá conta de todos os termos da nossa atual realidade, mas acredito que seu estudo ainda seja relevante, para que possamos referenciar e ajustar nos próximos passos da filosofia da nova era.

Por favor, tenham paciência com a minha ignorância e sintam-se livres para me fornecer explicações e novas referências!

166 visualizações
bottom of page