top of page

Discussão de Leituras

Público·760 membros

Minha opinião sobre “O Príncipe”, de Maquiavel

Ontem, dia 10/10/2025, terminei de ler o livro O Príncipe, de Maquiavel, e quero compartilhar aqui minha humilde opinião sobre a leitura.

Em primeiro lugar, achei interessante a forma como Maquiavel trata a política de maneira direta, quase como se dissesse: “É assim e pronto”. Ele utiliza exemplos históricos para sustentar seus argumentos e escreve de forma bastante objetiva. Maquiavel apresenta a política como uma arte voltada unicamente para a manutenção do poder, sem se preocupar com princípios morais — ponto com o qual discordo profundamente.

Logo no início da obra, ele explica os diferentes tipos de principados e as formas de conquistá-los. Fala dos Principados Hereditários e dos Principados Novos. Os primeiros, transmitidos de pai para filho, são mais fáceis de manter, pois o povo já está acostumado àquela família, ao seu modo de governar e às suas leis. Já os principados novos são mais difíceis de conservar, pois a população, acostumada ao modo de vida anterior, tende a resistir à mudança de governante e de leis.

Ao longo do livro, Maquiavel discorre sobre as maneiras de conquistar e manter um principado novo, sobre como reconquistá-lo e, também, sobre qual tipo de exército é mais adequado — se próprio, misto ou mercenário. Ele defende o uso do exército próprio, por estar sujeito apenas ao príncipe, enquanto os exércitos mercenários e mistos lutam por interesse financeiro e podem facilmente mudar de lado se receberem uma oferta melhor.

A leitura é bastante proveitosa, especialmente ao compará-la com a política moderna. O que Maquiavel descreve no século XVI reflete, em muitos aspectos, o funcionamento da política atual.

Contudo, discordo de sua visão, pois entendo a política de forma diferente. Enquanto Maquiavel a enxerga como a busca e manutenção do poder pelo poder, eu a vejo como a organização da sociedade em busca do bem comum, na qual os princípios morais são fundamentais.

Como católico, defendo um regime misto, que una a figura do príncipe — ou seja, uma monarquia — com a participação da sociedade na definição das questões locais que influenciam o dia a dia das pessoas. Chamo isso de Monarquia Tradicional, termo usado para descrever a monarquia de São Luís IX, na França; a dos Reis Católicos, Isabel e Fernando, na Espanha; e a de Portugal até a União Ibérica, com Dom Sebastião.

Dentre esses exemplos, prefiro o modelo português, pois nele havia uma clara divisão de funções entre o rei, a nobreza e a sociedade. O rei detinha o direito de regnare — isto é, reinar —, e cabia a ele proteger as terras, cidades e vilas. A partir de uma concessão real, fundava-se uma vila ou cidade (os Foros Municipais), onde eram realizadas eleições para os Concelhos Municipais, responsáveis por eleger representantes que tratariam diretamente com o rei sobre as demandas locais. Esse modelo, aliás, foi aplicado no Brasil — o caso mais famoso é o da eleição de São Vicente, ainda no século XVI.

Poderia me alongar mais sobre o assunto, mas deixo como sugestão de leitura os livros: Os Donos do Poder, Organização Profissional e Representação de Classes e De Regno (de São Tomás de Aquino).

Muito obrigado por terem lido até aqui.Deus abençoe a todos. Viva Cristo Rei!

Livros indicados:

De Regno: https://pt.scribd.com/document/708180015/De-Regno-Santo-Tomas-de-Aquino-TRADUZIDO-1

Os Donos do Poder: https://docs.google.com/file/d/0B-vWcDYCKP5sMjFhMWU3MmYtZWVjNC00Mjc4LTk2OWUtMDQ4M2VhYWJlOGY1/edit?hl=pt_BR&resourcekey=0-ML3_H2WjM1yD0_XGKTi4cg

Organização Profissional e Representação de Classes: https://drive.google.com/file/d/1pgT1pj5PF9fy-3o4y9fqrROlHnCE2x8v/view

205 visualizações

"Maquiavel apresenta a política como uma arte voltada unicamente para a manutenção do poder, sem se preocupar com princípios morais"

Você acha que a classe política atual está preocupada com princípios morais? Eu pergunto porque, talvez, Maquiavel, visse no tempo em que viveu, que a classe política sempre esteve preocupada em se manter no poder mesmo que tivesse que se abster de qualquer princípio moral para isso. E se olharmos para uma boa parcela, se não toda, da classe política ocidental, vemos que políticos fazem mão de qualquer coisa para se manterem no poder

Gostei muito do seu texto.

bottom of page