top of page

David Hume - Uma Invest. sobre Entendimento Humano

Público·436 membros

David Hume e Platão

Enquanto estudava Hume, me deparei com um livro que mudou completamente o meu modo de enxergar o seu pensamento: David Hume: Platonic Philosopher, Continental Ancestor, de Bernard Freyberg. O autor defende que o ceticismo de Hume, herança das escolas gregas, na verdade inspira-se muito dos princípios investigativos e premissas filosóficas platônico-socráticas. Quando Hume rejeita uma moralidade objetiva ou contesta a lei de causalidade, não o faz por um ceticismo que rejeita verdades absolutas, mas somente enquanto partida filosófica. Hume foi importante durante o iluminismo para equipar as travas das ilusões metafísicas dos racionalistas. Freyberg argumenta que a filosofia moral de Hume busca alcançar o equilíbrio entre o passional e racional, assim como os pais da filosofia desejavam, rejeitando a ética dogmática de Espinoza e o racionalismo restrito de Locke. É de se notar que algumas escolas céticas da antiguidade, como a de Academia de Arcesilau, eram fortemente influenciadas pelos pensamentos platônicos. Como muito bem demonstrado por Giovanni Reale. Alguém já conhecia esse livro do Freyberg? O que acham de sua tese de releitura de Hume a partir de uma hermenêutica platônica?

250 visualizações

A princípio, e falando como um quase leigo em ambos os autores, eu não acho Hume e Platão totalmente incompatíveis, a crítica de Hume parece dirigir-se a um tipo mais específico de metafísica, permeada de superstição e amparada em "objetos" de estudo que são, em ultima instancia, inalcançáveis. Platão, até onde li, não está sempre amparando-se em objetos que são totalmente inacessíveis ao conhecimento humano, o que pode torná-los parcialmente compatíveis.

Enfim, não conhecia o autor nem a obra, mas achei interessante a perspectiva.

bottom of page