top of page

Discussões O príncipe

Público·683 membros

O quão difícil é aceitar as ideias de Maquiavel sendo cristão e entendendo sua contradição com a bíblia ?

Qual é a opinião de vocês ?

259 visualizações
Enzo Alegre Nunes
Sep 16, 2025

Eu tenho uma opinião bem polêmica e controversa sobre isso, acho que ele traz uma reflexão legal sobre "não se fazer política com água benta" e que a igreja é mais uma instituição, assim como os governos, ela detém poder e de certa maneira precisa se utilizar de estratagemas "políticos" para manter o poder que já possuí. Não é à toa que "O Príncipe" constava no Index Librorum Prohibitorum, afinal, de fato poderia trazer os fiéis à reflexão de que a igreja se alicerça em estratégias objetivamente políticas, como instituição, não como fé propriamente dita. Acho que a leitura do Maquiavel é essencial para o desenvolvimento do senso crítico sobre a dinâmica mesma do poder, independente da instituição sobre a qual se analisa, portanto, quero dizer que os ensinamentos d'O Príncipe cabem tanto em contextos políticos como em contextos familiares, o legal da obra é que ela funciona em um universo micro e macro, se estendendo a diversas relações de poder. Um ponto de vista muito pessoal meu é que no antigo testamento bíblico, diversas ações de Deus podem ser lidas sobre uma ótica Maquiaveliana também. Isso não quer necessariamente dizer que Deus é mal, mas que no exercício mesmo do poder, também precisou recorrer a táticas mais duras para manter a sua "hegemonia". Claro, essa é uma leitura pessoal minha, mas acho que vale a discussão. Qualquer dúvida ou objeção comente aqui, acho que podemos extrair muito dessa obra independente da vertente religiosa, ou não religiosa com a qual lemos ela.

bottom of page