top of page

Ágora

Público·2079 membros

Um Conselho de Gadamer Sobre Horizontes e Transformações na Leitura Filosófica

ree

Imagine que cada pessoa enxerga o mundo por meio de um “óculos especial”, invisível, mas sempre presente. Esse óculos é moldado por nossa cultura, nossa época, nossas experiências de vida, nossos valores, crenças e até nossos preconceitos – no sentido filosófico de pré-compreensões, como diria Gadamer. Esse conjunto de filtros é o que a hermenêutica chama de horizonte, ou seja, um campo de possibilidades dentro do qual podemos entender e interpretar o mundo.

Quando decidimos ler um texto filosófico – especialmente de outra época ou cultura – corremos o risco de olhar para ele apenas com os nossos próprios óculos, julgando e interpretando tudo a partir da nossa perspectiva atual. Esse olhar pode ser limitado, reducionista e, muitas vezes, injusto com o texto. É aqui que entra a importância da teoria da fusão de horizontes, proposta por Hans-Georg Gadamer, que nos convida a transformar o ato de leitura num verdadeiro diálogo entre mundos.

Antes de abrir o livro, é preciso reconhecer o nosso próprio horizonte. Esse é o momento de olhar para dentro e perguntar: de onde estou partindo? Que conceitos e expectativas carrego comigo? Que imagens prévias tenho sobre o tema ou o autor? Estou buscando respostas rápidas, confirmações do que já penso ou estou realmente disposto a me abrir ao desconhecido? Por exemplo, ao nos aproximarmos de Heráclito, um leitor moderno talvez espere encontrar um texto organizado, com capítulos, definições claras e argumentos bem encadeados, como nos livros acadêmicos contemporâneos. Mas logo perceberá que Heráclito nos oferece algo muito diferente: fragmentos curtos, aforismos poéticos e muitas vezes enigmáticos, que mais provocam do que explicam.

Durante a leitura, acontece o encontro de horizontes. É o momento de esforço ativo para aproximar o nosso olhar do olhar do autor. Aqui buscamos entender o contexto histórico, a linguagem, as metáforas e as preocupações filosóficas do tempo em que a obra foi escrita. Não se trata de abandonar nosso próprio horizonte, mas de suspender julgamentos apressados e abrir espaço para o diálogo. Ao ler o famoso fragmento de Heráclito, “Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio”, o leitor é convidado a ir além da leitura literal. Perguntar-se: como os gregos antigos concebiam o tempo e a mudança? O que significava o devir para um pré-socrático, num mundo anterior à lógica formal de Aristóteles e aos sistemas metafísicos de Platão? Que papel tem a linguagem poética e paradoxal no modo como Heráclito nos convida a pensar?

Depois da leitura, vem o momento da ampliação do horizonte. Agora é hora de refletir: o que mudou em mim depois dessa leitura? Que novas perguntas surgiram? Que certezas foram abaladas? Que conceitos agora carregam um novo significado? Nesse momento, ocorre a fusão de horizontes. O leitor não se torna um grego do século VI a.C., mas também já não é exatamente o mesmo de antes da leitura. Seu olhar foi transformado, ampliado, enriquecido por novas lentes interpretativas.

No caso de Heráclito, talvez o leitor saia da experiência com uma nova sensibilidade para o fluxo constante da vida, para a impermanência das coisas e para a beleza e a angústia que existem no fato de que tudo está em movimento. Talvez passe a perceber os ciclos, as perdas e os recomeços com outra disposição interior, aceitando o devir como parte inevitável da existência.

O essencial é entregar-se, de forma aberta e corajosa, a esse processo de transformação, permitindo que, a cada leitura, nossos próprios óculos ganhem novas tonalidades, novas lentes e novas formas de enxergar a realidade. É aceitar que o texto nos atravesse, nos desestabilize e nos convoque a olhar o mundo com uma clareza antes desconhecida, como se, a cada encontro com uma nova obra, estivéssemos redesenhando, camada por camada, o próprio contorno da nossa percepção.

342 visualizações
deisi1946
Jun 15

Obrigada por me apresentar Gadamer. Estou lendo Heráclito agora e a única entrevista que ouvi dele , Gadamer, foi bem instrutiva e interessante. Apesar de obscuro, Heráclito é fascinante e absolutamente atual, se atentarmos para o presente cenário político mundial. Há 5 anos atrás, nosso mundo ocidental estava todo pacificado, o que nos levava a crer que "guerras nunca mais". Mas, de repente, estamos vivenciando dois conflitos lamentáveis que contradizem nossas expectativas. Heráclito não estaria surpreso.

bottom of page