top of page

Ágora

Público·2349 membros

Como você lê?

Boa tarde.

Caros colegas,

como vocês leem?

Iniciei a leitura do livro "Como ler livros" de Mortimer J. Adler e Charles Von Doren para aprender a ler.

Eu sempre li de forma corrida. Sem me atentar aos termos e proposições. Dificilmente procurava as palavras-chave. No entanto, agora percebo que para cada leitura eu preciso desenvolver uma iniciativa cognitiva diferente para melhor absorção do conteúdo. Com isso, gostaria de saber dos demais membros, como vocês leem? Como se organizam para absorver e reter os conteúdos lidos? Praticam alguma técnica?

Enfim, espero que possamos nos auxiliar nesse procedimento de aprimoramento e aproximação da sabedoria. Grande abraço a todos.

189 visualizações

Meu método de estudo é simples, mas tem funcionado muito bem: leio em blocos e vou anotando. Ao término de cada bloco, me forço a construir um mapa mental do que li. Tento me recordar com o máximo de clareza, sem me cobrar se esquecer algo. Em seguida, reviso rapidamente o trecho para ver o quanto meu mapa estava assertivo.

Repito esse processo até absorver o que considero essencial do livro e eliminar o que é ruído. Essa combinação de leitura em blocos + mapas mentais tem me ajudado não apenas a lembrar, mas a entender melhor os argumentos filosóficos.

Talvez seja útil para quem também sente que se perde na densidade dos textos.

bottom of page