IA na Filosofia
Muito bom dia, meus colegas!
Estudo Filosofia por conta própria. Ler, entender e, principalmente, apreciar o pensamento filosófico se tornou um hobby extremamente prazeroso.
Ao entrar com profundidade em alguns pensamentos e linhas de raciocínio, sem dúvida a tendência a não compreensão é gigante. Dito isto, recorro a inteligência artificial para clarear o entendimento.
Enquanto utilizava a ferramenta, pensei em como a IA pode impactar a linha de pesquisa de eventuais mestrandos e doutorandos da área. Evidentemente, devem haver estudos e artigos que já exploraram este questionamento. Mas e você? Seja de maneira negativa ou positiva, como acha que a inteligência artificial impacta/impactará a Filosofia?
305 visualizações

Eu não vejo problema em um entusiasta, como tu ou eu, utilizar a ferramenta para ampliar a compreensão. Até porque muitas obras consagradas da Filosofia carecem de didática, se antes dependíamos de encontrar bons explicadores para elas, hoje a IA pode cumprir essa função.
Pelo mesmo motivo, trata-se de uma ferramenta que certamente auxiliará mestrandos em suas dissertações, mas pode atrapalhar doutorandos. Afinal, uma tese de doutorado pressupõe inovação na área e, pela forma como a IA gera seu conteúdo, corre-se o risco de cair em circularidade, apenas reescrevendo, de outro modo, conceitos já explorados.
Mas isso não significa que a IA seja inútil no doutorado. Ela pode auxiliar em tarefas secundárias (revisão bibliográfica ampla, comparação de estilos, organização de dados, tradução, revisão de clareza de texto etc.). Mas o núcleo inovador da tese precisa vir da mente do pesquisador.