O que é poder?
Não sou uma pessoa com base filosófica profunda, mas gosto bastante de ler vários assuntos e possuo um grande apego a observar as dinâmicas da nossa sociedade e, recentemente, me veio o questionamento do que é poder.
Fiz uma reflexão, alinhada ao pensamento existencial, sobre o que é poder.
"Poder, além de ser um som criado pela mente humana, revela como observamos a socialização, enquadramos as relações em níveis de se estar sobre o outro devido a uma certa condição. Individualmente foi se criando a concepção da ideia de poder, do estar sobre o outro, e organização sociedades com base nisso. Poder intelectual, financeiro, físico, de idade, atributos de beleza e de origem. Se tudo isso é uma construção da natureza humana, então fora na natureza humana ela não é valida. Isso significa que para esse poder se reafirmar na sociedade ele precisa ser considerado pelos membros que cercam esse poder e o validam como tal."
Gostaria que alguém com uma melhor base filosófica pudesse avaliar essa reflexão e até onde ela é válida. E, se possível, indicar algumas leituras sobre o assunto porque sinto que ainda tem muito mais a ser refletido sobre a ideia poder.

Antônio, gostei muito da sua resposta. Acredito que somos animais sociais, principalmente depois de observar o que a reclusão da pandemia causou. Também concordo que "Poder intelectual, financeiro, físico, de idade, atributos de beleza e de origem. Se tudo isso é uma construção da natureza humana [...]" tem como pauta a validação social, não sendo naturais do ser humano. A não ser o físico, que é o tipo de poder mais voltado para a nossa parte animal. Como em áreas de onça pintada, onde elas marcam as árvores com seu tamanho, marcando assim seu território. Outras onças se medem para ver se vale a pena lutar por aquela área. Porém, acho que ela quis dizer que, esses demais poderes são construídos pelo homem, já que, quem dá o valor para um pedaço de papel, para um corpo escultural, para status, para a juventude... somos nós como sociedade. Isso tudo defenderia relações sociais dando origem a construção de ideias individuais.
Porém, é aqui que eu entro em contradição, já que também penso como a Cristiane, que um indivíduo é capaz de criar/moldar uma sociedade. O ser humano tem um poder incrível, que é de manipulação. Não foi um poder abordado pela Cristiane, mas para mim é um dos mais efetivos. Não sei se já assistiu o filme "A Onda" dirigido por Dennis Gansel, ilustra muito bem como uma única pessoa pode moldar uma sociedade. No caso do filme, não era uma sociedade inteira, era quase como um ensaio social numa amostragem escolar. Entretanto, já vimos impérios serem erguidos dessa mesma forma na história da humanidade.
As pessoas dotadas da arte da manipulação te levam a comprar coisas que você não precisa, a acreditar em mudanças que não vão ocorrer, te induzem a pensamentos xenofóbicos, misóginos, etc... E a sociedade vai refletir essas ideias baseada na quantidade de pessoas que aceitarem aquelas concepções sem questionar. Alguém diz que a moda agora é morango do amor, para citar um exemplo recente, em pouco tempo surge um surto coletivo. Isso não nasceu da sociedade e sim de um indivíduo.
Agora Antônio, me explica, como eu saio desse dilema? Qual conceito estou perdendo para não acreditar que é a sociedade que molda o indivíduo e não vice e versa?
Acho que é por isso que gosto tanto da filosofia, apesar de ser ultra iniciante. Ela te faz questionar tudo e ser menos suscetível a manipulação. Também porque, já queimei todo o meu HD e ainda não cheguei numa resposta que me agrade hahaha.