top of page

Ágora

Público·2079 membros

O reencantamento

Olá colegas! Estou muito feliz de estar entrando no Clube de Filosofia.

O amor pela filosofia, muito mais como modo de vida do que como método organizado, sempre foi uma das forças motrizes de minha vida. Esse amor se tornou extremamente poderoso com a concepção da thaumazein, termo grego que carrego tatuado no braço, que Platão menciona no Teeteto como início da filosofia: uma admiração perplexa do mistério da realidade. E hoje vejo uma necessidade quase que vocacional, vejo hoje um grande mal estar na civilização que, vislumbrada pelo poder técnico e científico, tem projetado exclusivamente no exterior material o propósito e significado da existência, relegando completamente a beleza da investigação e realidades filosófica, psíquica e até mesmo espiritual. Urge convidarmos o mundo a se reencantar, a se readmirar, a se espantar com a beleza misteriosa da realidade interna e externa para começar a filosofar, como diz Aristóteles. A Editora Logos é um projeto grandioso e luminoso nesse sentido. Fica aqui meu cumprimento e apresentação a todos e convite para conversarmos, criticarmos e debatermos essa questão do encantamento da realidade! Sapere aude!

296 visualizações

Sobre

A Ágora serve para os CDF's discutirem e apresentarem suas e...

bottom of page