top of page

Ágora

Público·2350 membros

"Nascido" pelo espanto

Olá pessoal, espero que estejam bem! Novato por aqui, tanto no clube quanto no amante a filosofia, desde o inicio de 2024 tenho encontrado respostas e tornado aos poucos entusiasta pela filosofia. Confesso, que tenho uma base ínfima (o que me alegra) pois estou conhecendo tudo agora pela primeira vez. Entrei para o clube quando vi a frase "a filosofia nasce pelo espanto" e foi justamente isso que me fez rever a minha vida. Cheguei ao ponto que a mudança era o necessário. Espero trilhar caminhos transcendentes por aqui. Além do clube, tenho alguns amigos virtuais como Padre Paulo Ricardo, Filosofia do Zero (Guilherme Freire) e Prof Victor de Sales. Para um recém nascido, quais dicas os senhores gostariam de ter recebido antes? Um abraço!

364 visualizações
Antonio Felipe
Antonio Felipe
Sep 16, 2025

"Filosofia é mais uma prática do que a leitura de muitos filósofos."

Gostaria que me tivessem dito isso, assim não teria perdido tanto tempo a ler sem aplicar as coisas que sabia.

"Lógica não reflete necessariamente a realidade."

Aristóteles já nos alertava sobre o perigo de tomar a lógica como a própria realidade. Muitos estudantes se aprofundam no estudo da lógica e da matemática, mas esquecem que, para utilizar essas ferramentas, precisam ter algo para pensar.

Ps: Você é católico? Leia os Pais da Igreja, especialmente Santo Agostinho.

Ps2: Leia A Vida Intelectual e o Educação da Vontade. Tem muita coisa nesses dois livros que eu gostaria de ter conhecido no início dos meus estudos.

bottom of page