top of page

Ágora

Público·2079 membros

Sobre as 10 Categorias de aristoteles e Isagoge

Dada a minha limitação cognitiva e total ignorância quanto a filosofia metafisica e lógica, busquei recursos suplementares para me esclarecer ainda mais oque o ABC do clube propõem.

Esse Episódio do Professor Clóvis de Barros Filho é esclarecedor e me ajudou a iniciar os estudos da Isagoge com maor confiança.

Espero contribuir e ajudar com essa dica aqueles que tem muita dificuldade, afinal não há vergonha em o admitir. Aqueles que puderem propor outros materiais complementares terão minha gratidão, forte abraço a todos entusiastas e vida longa ao clube!

410 visualizações

Esse podcast do Clóvies (além do Inédita Pamonha) é maravilhoso de bom, com muita cultura, conhecimento e reflexão, de forma hiperdidática. É inspiração para o meu podcast Filosofia de Buteco <https://open.spotify.com/show/0my88KFEV57BWqBG63S5d9?si=0ef079622ebc4188>

No mais, o tema das CATEGORIAS é de dificuldade mais elevada que o padrão, pois envolver metafísica, lógica e ontologia, tendo que abstrair e refletir muito, visto tratar do Ser, acidente, substância, essência, bem como uma estruturação deles na realidade. Isagogue foi um gênio ao sintetizar o construto aristotélico de forma tão didática como a Árvore de Porfírio. Essa leitura é de grande valor, seja para iniciar na filosofia, dando os primeiros passos na metafísica, entendendo como e para que a filosofia se propõe, seja para complementação do conhecimento já adquirido, mas não estruturado

bottom of page